Embaixadores da marca: o desafio de criar um programa bem-sucedido

Embaixadores da marca: o desafio de criar um programa bem-sucedido

Parece fácil, mas não é… Implementar um programa com funcionários como embaixadores da marca é um excelente caminho para inspirar, engajar e potencializar a reputação institucional. E isso vale tanto para um trabalho de comunicação interna quanto de externa. Porém, um dos grandes desafios é manter a motivação e o compromisso da turma a longo prazo.  

Nesse processo, é muito importante mapear possíveis dificuldades: não apenas na implementação, mas também na manutenção dessa iniciativa – sim, pois é preciso “pegar na mão” desses embaixadores para orientar, dar suporte e estimular a participação, a fim de que a iniciativa não perca o fôlego e pare. 

Confira algumas das principais barreiras vivenciadas e como driblar esses problemas:

  1. Receio em compartilhar conteúdos da empresa, mesmo que internamente: há medo de se expor ou de correr riscos com algo que divulgou. Para mitigar essa insegurança, é fundamental oferecer treinamentos de boas práticas e estar à disposição para que os embaixadores consultem a Comunicação antes de publicar algo.
  2. Recursos limitados para manter o programa vivo: isso impacta tanto no suporte necessário aos embaixadores como também na criação de treinamentos contínuos e apoio de uma agência para que a área de Comunicação consiga cuidar disso entre tantas outras demandas.
  3. Tarefas cotidianas dos profissionais que são embaixadores: essa é a razão pela qual é essencial selecionar corretamente os embaixadores: busque apenas as pessoas realmente interessadas em participar de forma voluntária, sincera e autêntica.
  4. Criar bons conteúdos pode se tornar um grande desafio para profissionais de outras áreas: além de apoiar na elaboração dos textos, também é preciso ter momentos periódicos de alinhamento, para ajustar rotas por meio dos resultados mensurados. 

Os desafios são grandes, mas há uma série de vantagens ao contar com embaixadores da marca. Falamos mais sobre o tema em outro artigo do Stella Blog. Confira aqui

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