A adesão a plataformas de comunicação empresarial viveu um boom na pandemia – e contribuiu bastante no esforço para conectar os funcionários à organização durante a pior fase de isolamento social, quando reinava absoluto o home office.
Entre as plataformas mais adotadas, está o Workplace, da Meta. A empresa anunciou que, em 2025, vai encerrar o aplicativo, gerando uma certa aflição no mercado para encontrar um substituto. Mas calma, lá!
Embora nos últimos anos a adoção dessas ferramentas tenha sido vista como uma solução essencial para melhorar a colaboração e a eficiência dentro das organizações, há empresas que enfrentaram dificuldades em sua adesão e, em alguns casos, acabaram desativando esse tipo de canal.
Por isso, antes de sair correndo atrás de um novo Workplace, é o momento de avaliar alguns dos principais pontos para entender se faz sentido essa busca.
Adesão Inicial X Uso Contínuo
Muitas empresas relatam que, embora os funcionários possam inicialmente aderir a uma nova plataforma de comunicação, o uso contínuo e a adoção plena muitas vezes não são alcançados. Segundo dado citado pela McKinsey , 70% das iniciativas de transformação digital falham em alcançar seus objetivos, sendo que um dos motivos é a baixa adesão dos empregados.
Resistência à Mudança Organizacional
Um dos principais obstáculos para a adoção bem-sucedida de novas plataformas de comunicação é a resistência à mudança dentro da organização. Outro estudo da McKinsey revela que desafios culturais e comportamentais são responsáveis por um terço dos fracassos em iniciativas de transformação digital.
E, claro: é importante levar em conta, também, a cultura comunicacional da empresa, para avaliar se ela comporta esse tipo de aplicativo. Para isso, é essencial realizar um diagnóstico: se precisar de apoio, chama a Stella!