ESG ainda precisa de educação corporativa para se fortalecer

Quase metade da alta liderança (48%) que participou da pesquisa Panorama ESG no Brasil 2023, realizada pela Amcham e Humanizadas, apontou a conscientização e a capacitação de lideranças e equipes sobre a importância das práticas em ESG como os maiores desafios nessa questão.

Isso significa que, mesmo com o crescimento da agenda ESG nas empresas, há ainda que trazer cada vez mais o tema para os funcionários, investindo na educação corporativa e fomentando uma cultura forte em responsabilidade ambiental e social. E a área de Comunicação deve ficar atenta para essa demanda.

Essa pesquisa avaliou a adoção de práticas ESG entre 574 executivos de empresas médias e grandes, que empregam juntas mais de 450 mil pessoas e têm faturamento anual de cerca de R$ 760 bilhões. Para 61% dos entrevistados, o maior benefício da implantação de práticas ESG é fortalecer a reputação no mercado.

Considerando a importância do avanço ESG para os organizações e, de quebra, para a sociedade, a Comunicação deve colocar em seu radar de atuação um planejamento em conjunto com a área responsável para aumentar o engajamento interno, a começar pela conscientização do que significa essa sigla.

Olhar para dentro da empresa, trazendo esses temas por meio de conteúdos criativos e que geram interesse é, com certeza, um grande desafio para a Comunicação. Outra ação fundamental é mapear e divulgar o que já está sendo feito e o que está a caminho. Com isso, o resultado virá com números bem positivos, ao comprovar que o ESG passou a se tornar familiar para todos, impulsionando a vivência e o tão falado engajamento organizacional.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no LinkedIn.

Continuando a usar, você concorda que stellacom.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.