A liderança conhece as atribuições da CI?

É corriqueira a reclamação de que falta apoio da liderança à Comunicação Interna (CI). Muitas vezes, o motivo é simples: ela desconhece as atribuições da área. E, sem isso, obter o engajamento dessa turma com zilhões de demandas diárias é praticamente impossível.  

Por essa razão, há uma percepção generalizada da necessidade de maior conscientização das lideranças nas práticas da Comunicação Corporativa para o fortalecimento da cultura organizacional e da melhoria dos processos comunicacionais. Um bom primeiro passo para isso é fazer conversas informais com a liderança, que não precisam ser muito formais: um cafezinho no corredor já ajuda!

Vale elaborar até cinco perguntas e soltar no meio da conversa! Dependendo da pessoa, não anote nada no momento para não intimidar. Apenas escute ativamente! Após esse momento, faça um pequeno relatório com as principais percepções. Melhor ainda se, depois disso, aplicar uma pesquisa quantitativa para ter indicadores mais robustos. 

Sim, vai dar trabalho usar essa estratégia, ainda mais com um monte de incêndios para apagar. Mas se colocar como meta uma “entrevista” por semana, os profissionais de Comunicação já terão um bom Norte para traçar estratégias que levem aos líderes conteúdos que os ajudem a conhecer e a usufruir da força da Comunicação.

Para complementar, é importante levantar e apresentar para a liderança dados que comprovem como a CI impacta diretamente a produtividade, o engajamento, a retenção de talentos, a cultura organizacional e a satisfação dos colaboradores. 

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no LinkedIn.

Continuando a usar, você concorda que stellacom.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.