Reputação organizacional: ativo influencia performance financeira

Reputação organizacional: ativo influencia performance financeira

 

Cresce a percepção de que a reputação é um ativo estratégico fundamental para o sucesso empresarial. Um sinal disso é que 73% das empresas de inovação planejam manter ou aumentar seus investimentos em comunicação no próximo ano, segundo a 1ª Pesquisa Nacional sobre o Impacto de Relações Públicas no Mercado de Inovação.

Empresas com um “colchão reputacional” lidam melhor com momentos de crise porque têm maior credibilidade entre o público. E a Comunicação é peça-chave dessa construção, tanto internamente, entre os colaboradores que influenciam na imagem corporativa, quanto externamente, por meio de diversas ações como divulgação de temas positivos (ESG), projetos sociais e employer branding.  

Embora seja um ativo estratégico, há o desafio da medição da reputação organizacional, considerada intangível, podendo ser afetada por múltiplos fatores, como governança corporativa, qualidade dos produtos e serviços, além do compromisso com a sustentabilidade do negócio. 

Mesmo assim, há comprovações de que a reputação impacta diretamente o desempenho financeiro das organizações. De acordo com o Reputation Dividend Report de 2024, a reputação contribui com cerca de 28% do valor de mercado das empresas no índice S&P 500, totalizando US$ 11,9 trilhões. 

Os números demonstram que investir na construção de uma reputação sólida gera valor real para as empresas, influenciando desde o engajamento de stakeholders até a performance financeira a longo prazo. 

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no LinkedIn.

Continuando a usar, você concorda que stellacom.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.