Os funcionários estão insurgindo como a mais importante voz das empresas, mesmo quando estão fora delas. Se antes da expansão dos canais online os colaboradores falavam apenas para uma rede pequena de pessoas, eles agora podem expor suas empresas, climas e culturas com apenas um clique, alcançando muita gente. Por isso, é importante dar a devida atenção à comunicação que é feita para o público interno, a fim de criar no profissional o espírito de embaixador da marca.
A Coca-Cola Company, por exemplo, tem um programa de brand advocate, que significa “defensores de marca”, chamado “Coca-Cola Ambassador” (Veja mais aqui, em inglês). O objetivo é tornar os próprios funcionários embaixadores da marca, preparando-os para se comunicarem melhor com os públicos da empresa a respeito de problemas que afetam o negócio. Em outras palavras, trata-se de personificar os valores corporativos para que os colaboradores possam defendê-los dentro e fora da empresa, gerando valor para a organização.
Outra grande corporação que também tem um programa de comunicação interna sofisticado e semelhante é a farmacêutica Bayer Corporation. Seu propósito é coletar feedback contínuo dos colaboradores sobre como as mensagens podem ser melhor comunicadas à empresa. Com isso, buscam promover o entusiasmo e o engajamento dos funcionários, tornando-os representantes convincentes da companhia também fora dela.
Embora tenhamos abordado exemplos de empresas globais, é importante ressaltar que a estratégia vale para organizações de qualquer tamanho. Todo esforço para que as informações sejam apresentadas de forma mais clara e ajudem a transformar os funcionários em porta-vozes de notícias positivas sobre a marca é, sem dúvidas, um grande passo.
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