Estudo indica que rispidez entre mulheres no ambiente de trabalho afeta negócios

Estudo indica que rispidez entre mulheres no ambiente de trabalho afeta negócios

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, o Stella Blog apresenta um estudo publicado no “Journal of Applied Psychology” sobre a rivalidade feminina no ambiente de trabalho e como isso pode afetar os negócios das empresas.

É fato que nas últimas décadas as mulheres tiveram grande inserção no mercado de trabalho e conquistaram diversos direitos, mas ainda há muita desigualdade e desafios a serem enfrentados. Segundo a autora da pesquisa, professora-assistente de gestão e organizações do “Eller College of Management”, da Universidade do Arizona, Allison Gabriel, as mulheres são mais rudes umas com as outras do que com os homens ou menos tolerantes do que eles são com relação às mulheres. O levantamento mostrou que essas atitudes “pouco civilizadas” prejudicam os negócios e causam insatisfação no trabalho, o que pode levar muitas a deixarem seus empregos.

A pesquisadora avalia que as descobertas são uma oportunidade para que as empresas reavaliem suas culturas e o modo como abordam essa questão. Alisson sugere que as organizações devem intervir para proporcionar interações mais positivas no ambiente de trabalho, a fim de mitigar esse tipo de rivalidade, além de se certificarem se estão realmente valorizando as opiniões de todos os colaboradores.

Para ler mais sobre o estudo “Further Understanding Incivility in the Workplace: The Effects of Gender, Agency and Communion”, clique aqui. O conteúdo está em inglês.

No artigo da próxima semana, contaremos um pouco sobre uma ação que a Stella Comunicação está desenvolvendo para um de seus clientes em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o intuito de compartilhar conhecimento e mais interação entre as funcionárias.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário