Voluntariado: mais um caminho para o engajamento

Voluntariado: mais um caminho para o engajamento

O voluntariado pode ser uma forma de estimular o engajamento da equipe, além de ajudar a comunidade e melhorar a imagem da empresa. Para isso, é essencial o apoio da comunicação para fomentar a participação dos funcionários em causas nobres. Um estudo da revista da Edward Bernays University College, da Croácia, comprova isso.

A pesquisa observou as comunicações e o voluntariado de três multinacionais nos Emirados Árabes Unidos. O levantamento concluiu que houve aumento de engajamento das pessoas nas ações voluntárias, especialmente devido ao uso eficaz de canais de comunicação offline (impresso), folhetos e mídia online interna, incluindo a intranet para divulgar as ações. E o estudo deixa claro que o trabalho da Comunicação não acaba aí. É importante divulgar cases de sucesso das atividades para incentivar ainda mais adesões.

Além dessas comunicações, as empresas devem também reconhecer os funcionários voluntários, diz outro artigo, da Fundação Points of Light, voltada ao voluntariado e fundada por George H. W. Bush, ex-presidente dos EUA. O conteúdo sugere o uso de cartões de agradecimento ou e-mails personalizados, destacar o voluntário do mês no mural ou no informativo. E, além disso, ainda promover ações de lazer e bem-estar.

Pode ser criado, também, um dia especial de agradecimento, com homenagens, certificados ou placas. Essas ações fortalecem os laços entre os times e, claro, estimulam ainda mais as participações de outras pessoas nos programas. Afinal, quem não quer ser reconhecido por ter feito uma ação tão especial?

Além de poder utilizar o voluntariado como ferramenta para engajamento, abordamos, no Stella Blog, algumas outras formas. Confira aqui.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário