Comunicação interna para dar voz ao público sênior

Comunicação interna para dar voz ao público sênior

O Brasil vivencia um processo acelerado de envelhecimento populacional. Em 2010, mais de 20,6 milhões atingiram a casa dos 60 anos, e em 20 anos, mais de 57 milhões de pessoas estarão nessa faixa etária, diz estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para as empresas, essa estimativa indica que esse público estará na ativa, ocupando os mais variados cargos nas empresas. É por isso as organizações têm de se preparar para encarar essa nova realidade no país, inclusive a área de comunicação interna.

Pensando nisso, é preciso adotar estratégias voltadas a esse tipo de audiência e estabelecer canais variados de comunicação, levando em conta as experiências e leitura de mundo dos profissionais (falamos sobre o como é importante dialogar com mais de uma geração no Stella Blog aqui e aqui).

No caso do público sênior, é importante levar em consideração que ele está mais familiarizado à comunicação face a face, embora já faça uso das ferramentas digitais. Além disso, as áreas de comunicação das empresas devem aproveitar a experiência que esse público tem para compartilhar com os demais membros da equipe por meio de seções especiais nos canais de comunicação da empresa, como publicações, vídeos e ações presenciais. Dessa forma, os mais jovens podem aprender e ajudar a empresa a chegar aos objetivos desejados.

É importante, também, ter em mente que cada geração tem muito a agregar em uma empresa e, convivendo juntos, podem compartilhar experiências, fazendo com que a organização cresça, como cita a Forbes. A troca é saudável e com ganho para todos.

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