Um olhar sobre a comunicação corporativa no Brasil

A comunicação corporativa é uma área que enfrenta constantes desafios. Porém, a edição especial da pesquisa Latin American Communication Monitor, publicada recentemente e realizada com profissionais da área de comunicação de diversas empresas e agências brasileiras, mostrou um panorama um tanto quanto positivo para o país.

Está cada vez mais clara a importância da comunicação em atuar como aliada da alta liderança. Assim como na pesquisa completa do Latin American Communication Monitor e na North American Communication Monitor (leia mais sobre essas pesquisas aqui), a maioria dos respondentes brasileiros (77%) concorda que prover de informação aos tomadores de decisões da organização é tarefa fundamental da área de comunicação. Para 69%, essa atividade está ganhando relevância, pois oferece oportunidades para gerar reconhecimento dos altos executivos da empresa.

E parece que esse trabalho tem dado bons frutos: em 74% dessas empresas, o Gerente Sênior segue, de forma séria, as recomendações desses profissionais. Mais do que isso, os participantes ainda acreditam que há uma grande possibilidade de o Gerente de Comunicação ser convidado para reuniões do alto escalão, trabalhando, em conjunto, no planejamento estratégico da companhia.

Além disso, para 63% dos participantes, a comunicação é bem sucedida em suas organizações. Esses resultados reforçam ainda mais a necessidade de os profissionais da área se aproximarem dos tomadores de decisão como forma de valorizar, não só o seu departamento, mas a profissão em geral.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário