Entender o público-alvo é um desafio para os profissionais de comunicação

Entender o público-alvo é um desafio para os profissionais de comunicação

Quando o assunto é conteúdo, a primeira regra é conhecer seu público. Parece fácil na teoria: você só precisa saber quais assuntos são relevantes, quais canais são mais utilizados e qual é a linguagem ideal para se comunicar com essas pessoas. Mas, na prática, uma pesquisa recente do Content Marketing Institute (CMI) mostrou que, para os profissionais de marketing, entender o público não é tão simples quanto parece.

De acordo com a pesquisa, mais de 60% desses profissionais são desafiados a entender o que é mais importante e como priorizar as necessidades da audiência. Hoje, há diversas formas de atingir e alcançar seu público-alvo, pois as pessoas estão conectadas quase que 24 horas por dia e têm acesso a inúmeros canais de comunicação. Pode parecer que isso tenha facilitado o trabalho do marketing, porém, essa diversidade vem com um preço: com tantos canais e tantas informações, a disputa pela atenção do público está maior.

Por isso, para conseguir vencer essa disputa, o desafio é criar conteúdo significativo e relevante. No artigo da pesquisa, o CMI aconselha a, antes de criar o conteúdo, fazer as seguintes perguntas: Qual persona estou atingindo? Qual tipo de conteúdo essa persona se identifica? O que chama o interesse dessa persona, resultando em engajamento?

Compreender essas respostas garante melhores chances de criar um conteúdo que seja significativo e envolvente. Na comunicação interna, para encontrar essas repostas, os profissionais da área precisam estar mergulhados na organização. Conhecendo a cultura e os valores da empresa fica mais fácil identificar o perfil dos funcionários. Por isso, é muito importante que a comunicação esteja integrada com todas as áreas da companhia.

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