Sucesso de patrocínio corporativo depende de engajamento de funcionários

ucesso de patrocínio corporativo depende de engajamento de funcionários

Engajamento é um tema recorrente no Stella Blog (relembre aqui). A razão para voltarmos ao assunto de vez em quando é bem simples. Estratégias empresariais só dão resultados com funcionários se eles estiverem envolvidos nos projetos.

Um estudo da Universidade de Cambridge (leia aqui em inglês) avaliou a percepção de funcionários sobre patrocínios feitos pelas empresas em que trabalham. A pesquisa citou o caso da Chevrolet, nos Estados Unidos (EUA), que fechou contrato com o time inglês de futebol Manchester United, e os profissionais não entenderam o porquê do patrocínio. Para eles, faria sentido se a empresa patrocinasse a equipe de basquete da cidade norte-americana de Detroit, onde está a sede da empresa.

Quando acontece esse tipo de situação, tudo indica que o problema é fruto da falta de envolvimento dos colaboradores da empresa na ação, explicando as questões estratégicas e a importância do patrocínio para a organização.

A experiência da Goodyear, famosa fabricante de pneus, comprova isso. A empresa envolveu os funcionários e transformou o patrocínio da Akron Marathon, realizada em Ohio (EUA), em estratégia de engajamento, incluindo ações para preparar colaboradores que queriam participar da competição, segundo o site Event Marketer (leia aqui em inglês). A medida foi bem recebida e elogiada pela equipe.

A rede supermercados inglesa Sainsbury’s foi além e aceitou a sugestão de funcionários para que a empresa patrocinasse os Jogos Paraolímpicos de 2012, realizado em Londres, segundo o Headlines (leia aqui texto em inglês). A decisão foi um sucesso, trouxe empatia e mais envolvimento entre os funcionários e a organização.

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