Pratique o que a cultura organizacional prega

Pratique o que a cultura organizacional prega

Para reforçar (ou reformular) a cultura organizacional, muitas empresas apostam em campanhas, com dezenas de materiais, treinamentos e outras ferramentas. O que é muito válido! Porém, nem sempre esse trabalho apresenta os resultados imaginados. “Onde está o erro?”, perguntam os membros da diretoria. Em alguns casos, a falha está na atitude da própria cúpula da empresa, que dita comportamentos para todos seguirem, mas acaba não fazendo o que prega.

Esse problema é frequente, pois muitas organizações se deparam com ele. Portanto, antes de implantar uma campanha desse tipo, é essencial que a liderança dê apoio irrestrito à área de comunicação. E isso significa que os mesmos devem estar comprometidos a ponto de aceitarem sugestões de como se portar para que seu comportamento reflita a postura que a empresa deseja ver em seu corpo de funcionários. Alguns líderes não costumam ter a dimensão do poder que possuem para criar valores e influenciar comportamentos dentro da empresa.

A primeira tarefa da área de comunicação é justamente a de auxiliar o líder a adotar uma postura positiva para todo o processo. Razão pela qual é preciso conscientizar os diretores para a sua importância nessa situação. A liderança tem de entender que seu comportamento deve ser moldado de acordo com a imagem que ele quer passar para os demais. Por exemplo: se a ideia é que todos tenham foco no cliente, a liderança precisa demonstrar isso publicamente por meio de atitudes – e não apenas palavras.

Outro passo importante é fazer com que os diretores comecem a se ver como parte do time – e não como chefes da equipe. Tal atitude tornará a liderança mais respeitada pelos subordinados. Vale aproveitar esses momentos, também, para abrir diálogo com os colaboradores, fazendo o possível para que eles entendam o caminho pelo qual estão seguindo e por que isso está sendo feito (postura que, também, deve ser reforçada por campanhas e materiais).

Deixe um comentário