Pesquisa aponta impacto dos problemas de comunicação na produtividade das empresas

Pesquisa aponta impacto dos problemas de comunicação na produtividade das empresas

Uma pesquisa realizada no ano passado pela revista britânica The Economist, intitulada Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno, em uma tradução livre), atesta que as falhas causam problemas para a produtividade e para a saúde de colaboradores.

O levantamento foi feito com 403 executivos dos Estados Unidos divididos pelo porte das empresas em que atuam. Segundo os resultados, 44% dos entrevistados relatam que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos. Quanto ao impacto direto nos negócios, 18% afirmam que as falhas levaram à redução das vendas. Problemas de comunicação também contribuíram para estresse (52%) e desânimo (31%).

A solução para o engajamento dos profissionais na otimização da comunicação interna vai muito além de cartilhas de atuação ou canais modernos. Segundo a mesma pesquisa, algumas medidas práticas devem ser adotadas por gestores de todas as áreas para melhorar a qualidade do relacionamento organizacional. A pesquisa mostra que 78% dos entrevistados acreditam que ter objetivos mais claros em reuniões teria um impacto significativo nas mensagens corporativas. Do total, 63% desejam um leque mais amplo de ferramentas de comunicação interna e 62% acreditam na importância dos treinamentos e capacitações para melhorar o entendimento de instruções de trabalho e mensagens institucionais.

O estudo da The Economist ainda traz uma reflexão sobre a aceitação de determinados canais de comunicação de acordo com o nível hierárquico e até pela idade do colaborador. Isso mostra a importância do trabalho estratégico do profissional de comunicação interna que deseja implementar ações eficientes com foco em performance e resultados, devendo se atentar para o papel dos treinamentos de lideranças para comunicação direta interpessoal e de se conhecer o público-alvo das mensagens para se definir o melhor plano de ação.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário