A comunicação tem ganhado um papel cada vez mais estratégico nas organizações. Na Governança Corporativa, sistema que define como uma companhia é dirigida, a comunicação é essencial para garantir um relacionamento transparente e fluído entre os responsáveis pela administração organizacional.
De acordo com a publicação “Governança Corporativa e Boas Práticas de Comunicação”, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), uma comunicação clara e eficaz entre os agentes da governança evita abusos de poder, erros estratégicos e fraudes. Por isso, a comunicação corporativa deve ser trabalhada diariamente, sendo um dos principais desafios enfrentados pelas organizações.
Uma comunicação malfeita pode gerar grandes crises de reputação, o que prejudica a organização e, consequentemente, sua governança. Atualmente, os espaços de troca e compartilhamento de informações são diversos e, por isso, estimulam uma comunicação mais participativa. É essencial, portanto, que esses profissionais ajam com transparência e ética, para fortalecer a imagem organizacional e evitar impactos negativos nos negócios.
Por isso, a publicação do IBGC afirma que o sucesso da Governança Corporativa e da organização está cada vez mais dependente de uma boa comunicação. E ainda reforça que os líderes organizacionais devem estar envolvidos nessa comunicação e em outros ativos intangíveis, como percepção de marca e sustentabilidade, e não só em questões financeiras e operacionais.
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