Papel da comunicação para o sucesso da Governança Corporativa

Papel da comunicação para o sucesso da Governança Corporativa

A comunicação tem ganhado um papel cada vez mais estratégico nas organizações. Na Governança Corporativa, sistema que define como uma companhia é dirigida, a comunicação é essencial para garantir um relacionamento transparente e fluído entre os responsáveis pela administração organizacional.

De acordo com a publicação “Governança Corporativa e Boas Práticas de Comunicação”, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), uma comunicação clara e eficaz entre os agentes da governança evita abusos de poder, erros estratégicos e fraudes. Por isso, a comunicação corporativa deve ser trabalhada diariamente, sendo um dos principais desafios enfrentados pelas organizações.

Uma comunicação malfeita pode gerar grandes crises de reputação, o que prejudica a organização e, consequentemente, sua governança. Atualmente, os espaços de troca e compartilhamento de informações são diversos e, por isso, estimulam uma comunicação mais participativa. É essencial, portanto, que esses profissionais ajam com transparência e ética, para fortalecer a imagem organizacional e evitar impactos negativos nos negócios.

Por isso, a publicação do IBGC afirma que o sucesso da Governança Corporativa e da organização está cada vez mais dependente de uma boa comunicação. E ainda reforça que os líderes organizacionais devem estar envolvidos nessa comunicação e em outros ativos intangíveis, como percepção de marca e sustentabilidade, e não só em questões financeiras e operacionais.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário