Líderes são poderosos multiplicadores de informação

Líderes são poderosos multiplicadores de informação

O apoio da liderança é essencial para o sucesso de campanhas de comunicação por serem os principais responsáveis em inspirar e engajar suas equipes. E os profissionais já sabem da importância dessa parceria na comunicação interna como multiplicadores de informação. Razão pela qual o tema foi tão citado na pesquisa “Tendência em Comunicação Interna 2020”, realizada pela SocialBase, rede social corporativa.

A pesquisa, realizada com cerca de 550 profissionais, mostrou que, para os comunicadores, os canais mais relevantes são gestor imediato (95,7%) e alta liderança (92,5%). O gestor imediato foi eleito também como o meio mais eficaz de se realizar uma boa comunicação. Esses resultados comprovam que, mesmo com os inúmeros canais à disposição, a comunicação interpessoal é uma das mais eficientes para a disseminação de informações. Nesse contexto, a liderança, principalmente a média, é o principal interlocutor.

Porém, colocar isso em prática não é tão simples: engajar as lideranças como comunicadores foi considerado o principal desafio para 2020. Quando se trata de um canal humanizado, nós não podemos simplesmente inserir a mensagem, selecionar o público e apertar o enter. Para que os líderes sejam, efetivamente, multiplicadores de informação, é preciso que eles desenvolvam suas habilidades como comunicadores e “comprem” a ideia da campanha e/ou do conteúdo.

Não é à toa que a pesquisa também mostrou que treinamentos (61%) e campanhas (46,8%) para os gestores se comunicarem melhor são focos de investimentos. Nesse momento, os comunicadores também devem se dispor como parceiros dos líderes, incentivando mentorias e ações de capacitação.

Portanto, para 2020, a dica é preparar a liderança para que eles consigam trabalhar junto com a comunicação. Essa parceria, além de garantir que a informação chegue a todas as equipes, ainda promove engajamento.

Leia mais sobre o tema aqui.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário