Os aplicativos para celulares e tablets estão cada vez mais populares entre as áreas de comunicação das empresas. Mas é bom levar em conta que eles têm prós e contras. Se usados com sabedoria, eles podem ser grandes aliados da comunicação.
Vamos aos prós: por serem mais dinâmicos que os canais tradicionais, são a plataforma ideal para aquelas informações que necessitam de mais dinamismo na sua divulgação – afinal, em alguns casos, velocidade é essencial para atingir o objetivo da comunicação (mais sobre esse tema aqui).
Outro ponto interessante dos aplicativos é utilizá-lo não somente para a comunicação. É possível acrescentar módulos com ferramentas do dia a dia da gestão. Isso, além de auxiliar os funcionários, torna o aplicativo mais funcional e ainda mais útil para a empresa (além de ajudar a justificar o investimento).
Em contrapartida, assuntos que necessitam de mais aprofundamento não são ideais para o aplicativo, pois leituras muito extensas no celular não costumam ser confortáveis. Para isso, é fundamental o apoio dos canais mais tradicionais.
Outro ponto importante para se levar em conta na hora de adotar um aplicativo para a comunicação é entender o público-alvo, pois se os funcionários da empresa não tiverem o perfil de quem usa aplicativo, a empreitada não vai dar certo.
No balanço geral, o aplicativo costuma ser uma boa ideia. Mas é preciso analisar todas as variáveis com calma.
Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.