A publicidade sabe da força da emoção em suas campanhas. Para fisgar consumidores e engajá-los às marcas, apostam especialmente em apelos com emoções positivas. Mas esse consenso foi colocado em xeque com a pesquisa apresentada pela AlmapBBDO, sobre neurociência e sua importância na comunicação. Conforme divulgado no Meio&Mensagem, emoções negativas também ajudam e atrair atenção. O segredo é como utilizar esse tipo de recurso.
A comunicação interna também pode se beneficiar de temas “difíceis” para sensibilizar funcionários. Quando o tema é segurança, por exemplo, é comum as empresas preferirem omitir algum acidente. Além de a transparência ser fundamental, divulgar acontecimentos negativos é uma forma de chamar atenção e passar um recado.
Mais uma vez, o segredo é como transitar nas emoções para que esse interesse gere engajamento. Segundo o estudo da AlmapBBDO, apelos negativos são importantes para mexer com a química cerebral e provocar memória de longo prazo: retém de forma definitiva a informação. Storytelling é um das ferramentas de comunicação que podem ajudar nessa tarefa – tema já falado no Stella Blog aqui e aqui.
Um exemplo emblemático de como as emoções negativas podem ser trabalhadas positivamente é o vídeo “Dia de Reflexão” (foto deste post), campanha de segurança da Vale que levou o prêmio Cannes Corporate Media & TV Awards 2012 (assista aqui) e prepare o coração. Você nunca mais vai se esquecer desse filme, assinado pela Conspiração Filmes e escolhido entre 650 escritos de 35 países.
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