O impacto das ações de reconhecimento aos funcionários

O impacto das ações de reconhecimento aos funcionários

Reconhecer o empenho e bom trabalho dos funcionários é essencial para motivá-los e engajá-los. A falta desse incentivo pode acabar prejudicando o nível de produtividade e criatividade das equipes, além de impactar sua capacidade de solucionar problemas. Pesquisa recente da Sodexo Benefício e Incentivos, em parceria com o Ibope Conecta, concluiu que 96% das pessoas que recebem algum tipo de reconhecimento dentro da empresa em que trabalham ou que participam de campanhas de incentivo são mais motivadas e comprometidas com a entrega de resultados.

Por isso, as empresas precisam dar uma atenção especial aos programas de reconhecimento, aproveitando o momento para recompensar seus funcionários, mas também para fortalecer o senso de pertencimento. Porém, de acordo com a pesquisa Clima Organizacional, Engajamento e Saúde Mental do Comunicador, realizada pela Aberje, ainda há espaço para melhorias nesse tipo de ação dentro das organizações.

A pesquisa aponta que, nos aspectos relacionados a reconhecimento e recompensa, 61% dos profissionais consultados se disseram satisfeitos, enquanto 17% se mostraram indiferentes e os demais 22% se declararam insatisfeitos. Ainda que o resultado não seja extremamente negativo, é interessante refletir como seria possível melhorá-lo — e a Comunicação pode ter grande contribuição nisso.

O programa de reconhecimento costuma ser uma responsabilidade do time de Recursos Humanos, mas é importante que a Comunicação esteja envolvida em ações maiores que façam parte dele, como premiações, eventos e homenagens, entre outras. Esses profissionais sabem a melhor forma de se comunicar com o público interno, passando a mensagem certa para despertar o senso de pertencimento e acabar contribuindo, também, para a retenção de talentos.

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