Mudança cultural é um desafio no processo de transformação digital

Mudança cultural é um desafio no processo de transformação digital

O surgimento acelerado e volumoso de novas tecnologias faz com que as empresas precisem se adaptar às novas realidades proporcionadas pela constante transformação digital. Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa CI&T, esse tema é um desafio para 70% dos C-Levels, sendo que a principal dificuldade desse processo é a mudança cultural.

Ainda assim, 80% dos entrevistados afirmaram que a verdadeira transformação digital em uma empresa passa necessariamente por uma mudança de cultura e, consequentemente, da mentalidade das pessoas. Esse resultado mostra que ser digital não significa apenas ter soluções de inteligência artificial e as melhores tecnologias do mercado, mas contar com pessoas adaptadas a essa nova realidade.

A comunicação interna é uma grande aliada nesse momento, pois a cultura se fortalece quando a comunicação é de mão dupla. Os profissionais da área devem estar prontos para agir com transparência, compartilhando as informações e auxiliando os colaboradores durante as mudanças internas (leia mais aqui e aqui). Porém, é importante lembrar que a transformação digital é uma jornada contínua e as empresas devem estar prontas para se adaptarem a novas realidades continuamente.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário