Profissionais de comunicação interna raramente mensuram resultados

Um artigo do Institute for Public Relations aponta diversas pesquisas setoriais que comprovam o grande desafio da comunicação interna: fazer a mensuração de suas iniciativas e relacioná-las com os resultados do negócio. Os profissionais raramente medem como a comunicação contribui para os objetivos estratégicos gerais da organização e frequentemente confiam na sua intuição ou experiência para gerenciar as atividades da área.

Uma das pesquisas citadas no artigo, realizada pela Ascai (Associação para o Desenvolvimento da Comunicação Corporativa na Itália) em dez países europeus, mostra que apenas pouco mais de um terço das empresas monitoram ou avaliam regularmente os esforços de comunicação interna. Sendo que, quando avaliam, na maioria das vezes as medições são quantitativas.

A realidade no Brasil não é diferente. Um estudo da Aberje sobre as tendências do mercado mostrou que, embora 66% dos profissionais estejam cientes da importância da mensuração, apenas 31% realizam essa prática e 58% raramente ou nunca conseguem apresentar retorno financeiro gerado com as ações de comunicação. Esses dados são preocupantes, considerando que a comprovação desse retorno é essencial para conquistar a atenção da alta direção da organização.

De acordo com o artigo do Institute for Public Relations, o processo de mensuração inicia-se com um planejamento estratégico, com uma análise completa do cenário e o estabelecimento de objetivos, que sempre devem estar alinhados com os organizacionais. Para isso, é preciso ter uma mentalidade estratégica, com perspicácia comercial e amplo conhecimento do negócio. Vale encarar o desafio!

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