Marketing de conteúdo? O que é isso?

Marketing de conteúdo? O que é isso?

Nos Estados Unidos, grandes empresas globais, como Coca-Cola, Kraft Foods e GE, entre outras, apostam cada vez mais no marketing de conteúdo (ou content marketing) para conquistar e fidelizar consumidores. No Brasil, a tendência começa a ganhar espaço em algumas empresas, mas ainda não com a força que já desponta no exterior.

Mas o que é marketing de conteúdo? É um formato no qual se cria e compartilha conteúdo de qualidade para atrair e fidelizar o público. Esse material pode ser difundido por diversos canais, como blogs, redes sociais, revistas e sites, entre outras plataformas. Como explica Joe Pulizzi, do Content Marketing Institute, em um artigo publicado no site do instituto: “A essência da estratégia de conteúdo consiste na crença de que, ao entregarmos para os compradores informações valiosas, eles nos recompensarão com negócios e lealdade”.

E funciona? Bem, a Kraft Foods tem mais de 1 milhão de pessoas seguindo sua página no Facebook. Não bastasse isso, as formas tradicionais de se fazer marketing estão perdendo força – é notório que cada vez mais os consumidores pulam as páginas de anúncios em jornais, mudam de canal de TV durante as propagandas e ignoram banners em sites e blogs.

“Mídia paga, por si só, é parte do jogo de ontem”, sentencia Linda Boff, diretora global de brand marketing da GE, em entrevista à CCO Magazine. Para ela, o importante é mixar todas as estratégias para maximizar o retorno. “Nós podemos pegar bons conteúdos e amplificar isso por múltiplos canais.”

Achou interessante? Então, vem mais: não é necessário ser uma empresa global para apostar no marketing de conteúdo. Qualquer companhia pode investir nessa modalidade, que não requer muitos recursos. Em alguns casos – e dependendo dos canais escolhidos – fica muito mais barato do que anunciar em uma emissora de TV. O único requisito é transformar a expertise da empresa em temas de interesse do público.

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