É preciso engajar os colaboradores

É preciso engajar os colaboradores

A partir do momento em que a área de comunicação começa a ter seu papel estratégico reconhecido dentro das empresas, o setor começa a ser exigido para auxiliar no processo de engajamento dos colaboradores também. E não é para menos. O engajamento é vital para aprimorar a produtividade, os lucros e a satisfação dos clientes – pontos essenciais para o alcance de metas em qualquer companhia.

Uma das pesquisas mais recentes sobre o tema foi realizada pelo Instituto Gallup em mais de 140 países. Divulgada em outubro deste ano, ela mostra um dado alarmante: 87% dos trabalhadores não estão engajados. Como já mencionamos aqui no blog, colaboradores “desengajados” causam perdas severas às empresas.

Além dos dados globais, a pesquisa também mostra números exclusivos do mercado brasileiro. Por aqui, as coisas estão um pouco melhor: 73% dos funcionários não estão engajados. Porém, de acordo com a análise do Gallup, há espaço para que a taxa de engajamento, atualmente em 27%, continue crescendo e, consequentemente, melhorando os resultados das empresas.

“As companhias que têm mais sucesso em engajar seus funcionários levam esse tema para o lugar de trabalho diariamente”, revela o relatório do instituto. “É importante que, antes de começar a medir o engajamento, a empresa comunique as razões por trás dos objetivos estratégicos e quais serão as vantagens para a companhia e seus funcionários.”

Em poucas palavras, é o relacionamento entre todos os públicos da empresa que deve ser aprimorado. E essa é uma tarefa que deve contar com apoio maciço da área de comunicação, que deve transmitir as informações com transparência e clareza, promover o diálogo entre líderes e funcionários e difundir a missão, a visão e os valores da empresa, além de auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador. O futuro de uma companhia depende de uma comunicação bem-feita.

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