EVP. A sigla, que vem do inglês Employee Value Proposition, já é bem conhecida dentro das empresas e está ligada à valorização das pessoas nas organizações. Atualmente, um profissional busca, além de uma boa remuneração, uma empresa com uma política de gestão de talentos e um excelente clima organizacional, entre outros fatores.
Quanto mais claros são esses valores, maior é a chance de a empresa se transformar em um local de trabalho desejável, com mais capacidade de atrair e reter talentos. No cenário atual brasileiro, no qual há baixa taxa de desemprego e escassez de bons profissionais, o EVP ganha ainda mais importância.
E o que a comunicação pode fazer para ajudar a companhia a conquistar e reter mais talentos? Um artigo publicado pela consultoria Towers Watson ajuda a encontrar as respostas: “Comunicar o EVP efetivamente ajuda as empresas a tirar o máximo proveito de seu investimento em talentos”, indica o texto. “Companhias devem incluir essas mensagens na estratégia de comunicação com os empregados e alinhar isso à sua marca.”
Em poucas palavras, a empresa precisa comunicar seus atributos de forma sincera, clara e coerente com suas ações. Todos devem respirar essas qualidades. Para isso, é ideal usar os canais tradicionais, como informativos, cartilhas e manuais, mas sem deixar de lado as ferramentas online à disposição, como intranet e blogs, por exemplo.
Mas, não se prenda à comunicação formal. Aposte, também, no informal. É essencial investir no treinamento dos gestores para que eles atuem como embaixadores da marca, servindo de exemplo para os subordinados – comportamentos que também devem ser replicados nos canais de informação da companhia.
Trata-se de é um esforço conjunto de toda a empresa, com grande apoio da comunicação, que tem como meta atrair e manter os melhores profissionais, aumentando o engajamento e aprimorando os resultados. Nos dias atuais, não há mais espaço para o “parecer”. É preciso “ser”.