Quem não viu naufragar alguma campanha interna por falta de adesão da média gerência? Ou não soube de algum caso assim? Difícil alguém que nunca tenha se deparado com tal questão, já que ela é um dos calcanhares de Aquiles da comunicação corporativa.
Apesar de ser vista muitas vezes como uma “barreira”, a média gerência é fundamental para a comunicação na empresa, como já foi dito aqui. Não existe campanha criativa e motivadora que faça milagre entre os funcionários sem o apoio e a participação desses gestores.
Mas todos sabem que na estressante jornada diária, com metas para atingir e relatórios para produzir, entre muitas outras atribuições com a equipe, esses profissionais irão inevitavelmente colocar ações da comunicação em segundo plano – se não deixarem para o último. Ou simplesmente ignorar.
O desafio, portanto, é aproximar a média gerência da comunicação. Diante de alguma campanha interna, vale oferecer materiais, como manuais, a função do gestor para difundir e estimular a participação da sua equipe.
Conforme o perfil da empresa (e de sua média gerência), também não deixa de ser interessante investir no velho e bom tête-à-tête. Melhor ainda se for acompanhado de um cafezinho! Reforçar a parceria é sempre o melhor caminho.