Os sinais econômicos emitidos desde o começo deste ano não são nada animadores. Em momentos como este, é comum empresas cortarem investimentos. E uma das primeiras áreas a ser afetada é a comunicação interna, mesmo que sua importância seja enorme em tempos de crise – conforme já escrevemos aqui no Stella Blog.
Para tentar evitar essa situação, é preciso ter números. Afinal, essa é a linguagem corporativa universal. É preciso provar a importância da comunicação para a empresa com dados. É esse o tipo de informação que vai ajudar o setor a “defender” seu budget nos períodos de crise.
Mas onde estão esses números? Eles podem ser descobertos por meio de pesquisas – a Aberje publicou, recentemente, um artigo bastante interessante sobre o tema, de autoria da renomada pesquisadora Cristina Panella (confira aqui). A maior dificuldade, porém, é que os dados de uma pesquisa não surgem da noite para o dia: é um trabalho árduo, que deve ser realizado periodicamente, a fim de que fique visível a evolução dos dados coletados – e os mesmos sirvam, também, para ajustar a rota do trabalho realizado pela comunicação, além de comprovar a eficiência do setor.
Para a empresa que ainda não faz pesquisas, o momento é ideal para adotar a prática para o futuro. Afinal, ficar sem budget para as ações do ano é o pior cenário possível, tanto para as organizações quanto para os funcionários da área de comunicação.