Impacto do metaverso no futuro do trabalho e da comunicação

Impacto do metaverso no futuro do trabalho e da comunicação

O metaverso tem sido o assunto do momento desde que o Facebook mudou seu nome para Meta. Trata-se de um ambiente virtual imersivo que integra o mundo on-line e off-line por meio de tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada. Nesse ambiente, será possível fazer quase tudo o que fazemos no mundo real, como comprar, socializar e trabalhar. Já de olho no futuro — que está mais próximo do que imaginamos —, algumas marcas estão investindo em espaços desse novo universo, e os profissionais de comunicação também precisam começar a se preocupar com o impacto dessa nova realidade em sua profissão.

No Workrooms, plataforma desenvolvida pelo Meta (o antigo Facebook), em fase de testes desde setembro de 2021, profissionais são transportados para ambientes de trabalho completamente virtuais, que permitem com que eles trabalhem remotamente, usando os computadores e interagindo com os colegas — tudo dentro do metaverso. O maior ganho dessa tecnologia é a redução da fadiga virtual e do sentimento de solidão causados pelo home office (leia mais aqui).

Portanto, se a pandemia já mudou a forma que trabalhamos e nos comunicamos, impulsionando ainda mais a transformação digital nas organizações, o metaverso vai nos mostrar que o digital veio para ficar. Na Comunicação, experiências 3D imersivas e a gamificação ganharão mais espaço em ações virtuais de relacionamento.

Esse será o futuro da Comunicação. Mesmo que ainda tenhamos tempo para chegarmos a essa realidade, é importante que, desde já, as organizações acompanhem esses avanços tecnológicos e estejam abertas para incorporar cada vez mais o digital no seu modelo de trabalho. Manter essa mentalidade inovadora na cultura organizacional ajudará tanto no crescimento do negócio quanto na atração e na retenção de talentos.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no LinkedIn e no Facebook.

Deixe um comentário