Com os novos modelos de trabalho sendo mais utilizados, como o home e flex office, a comunicação entre empresa e funcionários se tornou ainda mais desafiadora. Contudo, nos últimos dois anos, a Comunicação Interna vem conseguindo provar sua relevância para o bom funcionamento da organização. E, segundo estudo recente da plataforma de inteligência para marketing e vendas, Cortex, em 2022, a importância atribuída a esta área continuará a crescer.
A pesquisa ainda apontou que especialistas acreditam que os profissionais de Comunicação Interna alcançarão o status de consultores estratégicos no nível executivo. Afinal, a linha entre o interno e o externo está cada vez mais tênue e tudo o que é abordado dentro da empresa deve ser pensado de forma cuidadosa e estratégica, uma vez que isso pode facilmente impactar a reputação organizacional para o público externo.
O ano de 2022 continuará trazendo muitos desafios para as organizações, e eles não se dão só por conta dos desdobramentos da pandemia, mas por todos os temas que estão sendo muito cobrados das empresas ultimamente, como ESG, saúde mental e transformação digital. Os desafios mapeados pela revista Exame para o ano que vem são: lidar com reflexos da saúde mental; capacitar líderes para atuarem como agentes comunicadores; não excluir ou desestimular profissionais em modelos remoto, híbrido ou presencial; dar autenticidade à jornada do colaborador; e usar cada vez mais dados para tomada de decisão.
Em todos esses desafios, o trabalho da Comunicação Interna é fundamental. Muitos deles têm relação direta com uma mudança de cultura e com o papel dos funcionários, bem como a de seus líderes, no clima organizacional, que são questões abordadas pela área. Por isso, para os profissionais de comunicação, o recado é: planejam-se para que, em 2022, consigam lidar com funções cada vez mais estratégicas na organização.
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