Papel da comunicação no reforço da Cultura de Segurança

Papel da comunicação no reforço da Cultura de Segurança

Segurança é um tema essencial para todas as organizações, em especial para aquelas em que há equipes trabalhando em atividades de alto risco. Nestas, a Cultura de Segurança costuma ser bem forte, pois a liderança vive batendo na mesma tecla: “Tenham atenção no trabalho”; “Sigam as orientações corretamente”; “Usem sempre os equipamentos de segurança”. Porém, a Comunicação também tem um importante papel no reforço dessa cultura, e a realização de campanhas periódicas pode ajudar muito no processo de conscientização dos funcionários.

Pesquisa da consultoria Gallup, realizada com mais de 82 mil negócios e quase 2 milhões de empregados em 230 organizações de diversos países, apontou que uma empresa com funcionários engajados têm 70% menos acidentes de trabalho. Portanto, para criar e/ou reforçar uma Cultura de Segurança, é preciso criar ações que impulsionam o engajamento do público interno. Algumas iniciativas eficazes são premiações, gamificação, usar cases para exemplificar os comportamentos de forma mais lúdica e tornar os próprios funcionários protagonistas da comunicação, sendo uma forma de reconhecê-los também.

Mas será que empresas que não possuem atividades de alto risco precisam se preocupar? Sim! A professora da Harvard Business School Amy Edmondson confirma que a segurança psicológica gera melhorias na aprendizagem e na produtividade (leia mais aqui). Portanto, quando se fala sobre segurança, é importante, também, entender o impacto do tema na saúde mental e no desempenho dos funcionários. 

Por isso, em qualquer organização, o tema segurança deve ser constantemente trabalhado, tanto pelos líderes quanto pela comunicação, contribuindo para o engajamento do público interno. A segurança precisa estar presente em todos os lugares (murais, e-mails, banners, intranet e rede social corporativa, entre outros canais) e em todos os formatos (texto, áudio e vídeo) para que todos mergulhem no assunto diariamente. 

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no LinkedIn e no Facebook.

Deixe um comentário