O ano de 2022 ainda vivencia muitas incertezas econômicas, políticas e sociais. Diante de cenários como esse, as organizações costumam ter mais cuidado em seus investimentos, focando no que é prioritário e, de acordo com a pesquisa Agenda 2022, realizada com cerca de 500 organizações de diversos setores que faturam juntas o equivalente a 35% do PIB nacional pela consultoria Deloitte, essas prioridades são: inovação e capacitação dos funcionários.
A pesquisa aponta que o maior desafio das organizações é a busca de mão de obra qualificada. Por isso, a necessidade de treinamento e formação de funcionários é investimento prioritário para 90% dos respondentes. Esse dado é muito significativo, pois mostra a valorização das empresas em relação aos funcionários como ativos importantes para o crescimento organizacional, mesmo em tempos de incertezas.
Isso, consequentemente, valoriza a Comunicação Interna, que, visando uma boa experiência do empregado, a retenção de talentos e o engajamento do público interno, tem papel importante para o aumento de produtividade da companhia. Afinal, funcionários que se sentem satisfeitos com o trabalho e com o clima organizacional, produzem mais.
O segundo desafio é a transformação digital e, como resposta a isso, 85% das organizações pretendem investir em inovação para manter a competitividade do negócio. Este também é um tema que pode receber apoio da Comunicação Interna, uma vez que o estímulo para um comportamento inovador deve fazer parte da cultura organizacional (leia mais aqui).
Investir na Comunicação para incentivar uma mudança cultural que estimule a inovação e um clima organizacional saudável é, portanto, uma forma de investir na capacitação dos talentos internos e garantir a sustentabilidade do negócio.
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