Como superar os desafios das mulheres no mercado de trabalho

Como superar os desafios das mulheres no mercado de trabalho

As organizações estão se preocupando cada vez mais com a diversidade em seu ambiente de trabalho. Afinal, além de ser extremamente importante para a sociedade, já estão comprovadas as inúmeras vantagens que empresas diversas têm: elas são mais criativas, lucrativas e possuem um clima organizacional mais saudável. Porém, nesse intenso caminho para a diversidade de gênero, as mulheres ainda enfrentam desafios no mercado de trabalho.

De acordo com o relatório Women in the Workplace 2021 , da consultoria McKinsey, quanto mais alto for o cargo, menor a presença feminina. Enquanto há 62% de homens brancos na alta liderança (C-Suite), há apenas 20% de mulheres brancas. De homens de cor, há 13%, e o percentual de mulheres é ainda mais baixo, atingindo apenas 4%. De 2016 para cá, houve um crescimento de, no máximo, cinco pontos percentuais, o que ainda é muito pouco para um período de 5 anos.

E as mulheres que conseguiram seu espaço no mercado ainda sofrem muito preconceito. Como consequência, 42% delas se sentem cansadas quase sempre. Não é à toa: o relatório aponta que, em momentos de extrema pressão gerados pela pandemia, elas se mostraram excelentes líderes. Além disso, se comparado com homens do mesmo cargo, mulheres agem mais para apoiar seus times. Mas, ainda assim, não são devidamente reconhecidas pelo esforço e são muito mais questionadas e interrompidas do que os homens.

Por isso, no Dia Internacional da Mulher, é interessante refletir sobre como as organizações, inclusive os profissionais de Comunicação, podem ajudar as mulheres a superarem esses desafios. A McKinsey aponta algumas dicas: investir em diversidade, não só garantindo representatividade, mas tornando-a uma responsabilidade de todos e criando uma cultura que dê espaço de fala para todas as pessoas; implementar práticas justas na contratação de talentos, na análise da performance dos empregados e, principalmente, na promoção interna; oferecer treinamento e conscientização aos funcionários; comunicar com clareza o que é esperado dos empregados e o que significa ter uma cultura inclusiva.

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