‘Golden Circle’ aplicado à comunicação interna

‘Golden Circle’ aplicado à comunicação interna

O Golden Circle, ou, em português, Círculo Dourado, é um modelo de liderança desenvolvido por Simon Sinek, autor do best-seller “Comece pelo Porquê”. Embora esse conceito foque mais na área de gestão, ele também está também aplicado na comunicação, uma vez que aponta para organizações e/ou líderes que são capazes de inspirar as pessoas e de encontrar novos caminhos.

O círculo consiste em três níveis. Na camada externa está o “o quê”; depois, o “como”; e, no centro, o “porquê”. De acordo com Sinek, toda organização sabe o que faz, algumas sabem como elas fazem, porém, poucas sabem por que fazem – e isso está diretamente associado ao propósito da empresa, que motiva sua existência.

É aí que está o diferencial. As organizações costumam se comunicar de fora para dentro, ou seja, começando pelo que fazem. Mas, aquelas que sabem inspirar seus funcionários e clientes se comunicam de dentro para fora, ou seja, elas começam pelo seu propósito. Segundo Sinek, as pessoas não compram o que você faz, mas o que você acredita.

A mesma lógica funciona para a comunicação interna: o objetivo é ter colaboradores que creem no que a empresa acredita. Portanto, a comunicação deve inspirar, transmitindo o propósito organizacional ao público interno. Isso fará com que eles se tornem leais e queiram fazer parte da organização.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário