A função da comunicação é, logicamente, comunicar. Isso significa que os profissionais dessa área serão, eventualmente, os mensageiros de más noticias. A grande questão é que, de acordo com um artigo da Harvard Business Review, pesquisas apontam que as pessoas tendem a depreciar quem lhes dá informações que não gostariam de ouvir.08
Crises, desligamentos e mudanças organizacionais, por exemplo, são acontecimentos comuns e que fazem parte da trajetória das organizações. Ainda assim, comunicar esse tipo de notícia é um grande desafio. Afinal, nós não queremos que as pessoas nos associem a algo negativo, mas, ao mesmo tempo, informações delicadas também precisam ser divulgadas.
O artigo cita uma pesquisa que afirma que anteceder um feedback negativo com um feedback positivo leva os funcionários a considerarem a notícia negativa com mais seriedade, diminuindo a probabilidade de depreciar o mensageiro. Portanto, uma solução é encontrar o equilíbrio na mensagem, demonstrando empatia e tentando achar pontos positivos da notícia em questão.
Transparência e diálogo são fatores muito importantes nesse momento. É preciso promover uma abertura na comunicação com os colaboradores para que eles se sintam apoiados. Dessa forma, cria-se uma oportunidade de aproximação, o que pode reduzir dos impactos negativos para a comunicação.
Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.