Construa um colchão reputacional para amenizar crises

Construa um colchão reputacional para amenizar crises

Uma boa reputação é essencial para qualquer marca. Ela é um fator de influência no momento de compra, faz parte da estratégia de crescimento organizacional, garante uma maior participação no mercado e gera confiabilidade. Mas, além de tudo isso, o investimento em um colchão reputacional é essencial nos momentos de crise.

Esse colchão aparece quando a reputação da empresa é tão positiva que acaba minimizando os impactos de uma crise e, após todas as medidas serem tomadas, ainda contribui para o fortalecimento organizacional. Ou seja, ele não só amortece a queda da empresa, como também a impulsiona.

A pesquisa “Brasil RepTrak” , realizada pelo Reputation Institute, indicou que empresas de reputação mais alta contam com um colchão frente a crises e que, quanto maior a reputação, maior a credibilidade do público geral. Os resultados mostraram que 80,2% das pessoas entrevistadas acreditam que as empresas de reputação excelente fariam o correto em uma crise. Portanto, reputação gera confiança até mesmo durante situações de crise.

A comunicação tem um papel fundamental na construção desse colchão reputacional tanto entre público interno, com grande influência na imagem da empresa, quanto entre o público externo: com divulgação de ações positivas da companhia, especialmente em temas como sustentabilidade, projetos sociais, marca empregadora, entre outros. Sempre atuando no reforço do compliance e agindo de forma transparente e ética.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário