Gastar sola de sapato: importante tarefa da comunicação

Gastar sola de sapato: importante tarefa da comunicação

Já foi falado neste blog como a comunicação dá apoio fundamental para estimular a sinergia entre as áreas (leia aqui). Mas, de nada irá adiantar se a própria comunicação não souber se comunicar. Apesar da ironia da frase, não é raro que essa área estratégica da empresa acabe se isolando.

Isso mesmo. Presa a uma atuação burocrática, imersa nas inúmeras demandas internas e, geralmente, com uma equipe enxuta, a área de comunicação acaba se limitando a sua própria baia, sala ou mesa. E deixa para escanteio sua própria essência, que é se comunicar para ajudar a empresa a falar uma mesma língua.

Quem atua na área deve fazer uma coisa que anda em desuso: gastar sola de sapato. Precisa encontrar tempo, apesar das atribuições, para visitar pessoas de outras áreas, conversar e, principalmente, ouvir. Quanto menos formal for essa troca, melhor. Vale um bate-papo no corredor, naquela parada do cafezinho, na fila do refeitório…

Essa interação fica ainda mais rica quando se ampliam os contatos, não se restringindo a conversas com o pessoal do escritório. Conhecer a opinião de todos os funcionários é uma fonte rica de realidade. Ao fazer sua própria sinergia, a comunicação estará apta a comunicar com assertividade.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *