Assuntos ‘internos’ afetam o público ‘externo’

Assuntos ‘internos’ afetam o público ‘externo’

Recentemente, a JBS – empresa responsável pelos frigoríficos Friboi e Seara – enfrentou uma questão inusitada: com apoio do sindicato da categoria, foi produzido um vídeo mostrando que a empresa, que é conhecida doadora de campanhas políticas, não queria reduzir o custo para o funcionário incluir um dependente no plano de saúde da empresa – o que, segundo informações do jornal El País, significa aumentar os custos da empresa em R$ 43,5 milhões por ano. O valor é bem menor do que os R$ 366,8 milhões que a empresa doou para campanhas nas eleições de 2014.

O vídeo, produzido nos moldes da campanha publicitária estrelada por Tony Ramos (veja aqui), viralizou e virou notícia de veículos da grande imprensa, como o próprio El País. Esse é um exemplo claro, que mostra como um assunto interno afetou os públicos de fora da organização, prejudicando sua imagem.

Em um mundo globalizado, está cada vez mais difícil manter assuntos internos dentro das organizações. Nos dias de hoje, tudo que se passa dentro da empresa pode afetar a imagem dela para seu público externo. Por isso, é importante alinhar os discursos e processos comunicacionais da empresa.

Um caminho para reduzir ações como essa é estreitar o diálogo com os funcionários, buscando conciliar os interesses de todos os lados da questão, a fim de que a reputação da empresa não seja afetada.

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