Gamificação ajuda a melhorar o engajamento de funcionários

Gamificação ajuda a melhorar o engajamento de funcionários

A gamificação tornou-se uma forte tendência para ajudar as empresas. Ela nada mais é que um conjunto de ferramentas que utilizam componentes de jogos, como condecorações e recompensas, para melhorar processos e/ou resultados dentro das organizações.

Apesar de ser uma forte tendência, a gamificação não é necessariamente uma novidade. Mas, em plena era digital da comunicação, ela ganhou novas ferramentas, principalmente online, que dinamizaram ainda mais o seu uso. E é isso que explica a volta da gamificação como tendência.

Em comunicação interna, essas técnicas podem ser usadas para ajudar em um dos maiores desafios das equipes: aumentar o engajamento dos funcionários. Isso porque, ao notarem que podem ganhar reconhecimento e recompensas, os colaboradores se sentirão mais motivados a participarem de campanhas e dos esforços para atingir melhores resultados.

Além disso, no âmbito interno das organizações, a gamificação pode ajudar a melhorar o trabalho em equipe, com aumento da troca de ideias entre funcionários – o que, sabidamente, aprimora processos, serviços e produtos.

Para atingir os objetivos da empresa, diversos aplicativos podem ser desenvolvidos. A gamificação tem força para aumentar os índices de engajamento dos funcionários, mas é essencial que a empresa entenda o que motiva os colaboradores a participarem das atividades, a fim de que a ferramenta não aborreça a equipe e, dessa forma, prejudique a organização.

Deixe um comentário