Gallup: funcionários engajados são a chave para fortalecer sua marca

Gallup: funcionários engajados são a chave para fortalecer sua marca

Fortalecer a marca traz reconhecimento para a empresa e, consequentemente, fideliza seus consumidores. Porém, a grande questão é: como fazer isso? Existe uma ideia equivocada de que a construção de uma marca depende exclusivamente de publicidade e orçamentos altíssimos. Porém, a Gallup, consultoria norte-americana, sugere que a principal causa de problemas na marca não é o baixo investimento em marketing, mas a falta de entendimento dos funcionários em relação ao que torna a empresa única.

A pesquisa, publicada recentemente pela consultoria, aponta que menos da metade dos empregados sabem o que sua organização representa e o que a faz ser diferente de seus concorrentes. Esse resultado é preocupante para um público que deveria ser considerado como embaixador da marca: se as pessoas que têm contato diário com a empresa não sabem o seu diferencial, como os consumidores irão acreditar nele? E, aqui, vale lembrar que esse diferencial não é em produtos e serviços, mas em reputação, cultura organizacional, experiência de marca e nível de confiança da empresa.

Ou seja, o engajamento do público interno é essencial para fortalecer sua marca. Mas, a Gallup dá outras dicas, como conhecer os concorrentes — mas não se esforçar para ser exatamente como eles —, criar uma mensagem clara sobre a estratégia organizacional para consumidores e empregados e, por fim, capacitar os funcionários para que eles cumpram o propósito da empresa.

De forma geral, o esforço de construção e fortalecimento da marca não deve ser visto como uma questão externa e, sim, interna. O que, obviamente, não significa que a publicidade seja dispensável ou menos importante: todos os públicos são essenciais e devem ser trabalhados em conjunto. Afinal, a mensagem da empresa deve estar alinhada em todos os seus discursos.

Saiba mais sobre a importância de tornar os funcionários embaixadores da marca aqui.

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