Funcionários são cruciais para a alta performance do negócio

Funcionários são cruciais para a alta performance do negócio

Existem diversos fatores que contribuem positivamente para o crescimento de uma empresa: clima organizacional e compromisso com sustentabilidade, entre outros. Mas, para que esses fatores garantam, de fato, a alta performance do negócio, é preciso ter funcionários que trabalhem para alcançar esse objetivo e que acreditem no potencial da empresa. Hoje, com boa parte das organizações com equipes em home office, isso ficou ainda mais claro.

Tanto que, em uma pesquisa realizada pela Great Place to Work (GPTW) para entender o impacto da covid-19 no universo corporativo, as empresas afirmaram que o principal pilar a ser trabalhado internamente neste momento é o cuidado com as pessoas, estando 9 pontos acima do pilar de incentivo aos negócios. É inquestionável que o departamento de Recursos Humanos, junto com o trabalho da comunicação, tem tido um importante papel em construir resiliência organizacional e em manter a produtividade dos funcionários remotos.

De acordo com um artigo do McKinsey, esses desafios enfrentados pelas áreas aceleraram algumas tendências, como a de marca empregadora e change management. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultora com diretores e líderes de diversos setores, há um desejo em investir menos em recrutamento (67%) e mais em planejamento, estratégia e mudança da força de trabalho (33%). E, para que isso ocorra, é preciso ter uma marca empregadora forte, garantindo uma boa experiência aos talentos internos e reduzindo a taxa de turnover.

Outra questão muito abordada nesse período de incertezas foi a necessidade de ajudar os funcionários a se adaptarem a mudanças organizacionais. E, sabemos que, qualquer mudança gera, de início, uma resistência. É preciso, portanto, munir os funcionários de informação, conscientizá-los e mostrar os ganhos que serão gerados para eles e para a empresa (leia mais sobre o assunto aqui). Por isso, a comunicação é uma aliada essencial.

É importante sempre lembrar que toda e qualquer organização é feita de pessoas e são elas as maiores responsáveis pelo crescimento do negócio. Portanto, investir nas pessoas é investir nos negócios. 

Leia mais artigos sobre o assunto aqui.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário