Como realizar uma transformação organizacional bem-sucedida

mo realizar uma transformação organizacional bem-sucedida

Uma transformação organizacional requer um programa intenso e bem gerenciado em toda a companhia. E, por isso, geralmente é um grande desafio para as empresas. Na intenção de achar uma solução para esse desafio, a consultoria McKinsey analisou mais de 200 grandes transformações organizacionais durante um período de 18 meses e, com base nos resultados, destacou alguns indicadores que contribuem para o sucesso da transformação.

Um desses indicadores é realizar uma transformação completa em toda a empresa, em vez de restringir a unidades ou funções de negócios individuais. Um escopo mais abrangente aumenta as chances de criar sinergia entre todos dentro da organização. Além disso, é preciso realizar um plano rigoroso nos primeiros meses, pois é nesse período que há mais chances de se gerar valor a transformação.

A McKinsey também pontou que as aspirações, ou seja, as metas da transformação acabam sendo desenvolvidas durante o processo.  É provável, inclusive, que supere as expectativas. Por isso, o ideal é, no fim do processo, reforçar essas aspirações, pois é importante esclarecer todos os aspectos positivos alcançados.

A comunicação deve levar em consideração esses indicadores ao planejar a campanha de transformação organizacional. Resumidamente, a comunicação precisa abranger todas as áreas e unidades de negócio simultaneamente, concentrar mais ações nos primeiros meses e divulgar resultados. São esses fatores que ajudarão a empresa a realizar uma transformação bem-sucedida.

Leia mais artigos sobre o assunto aqui.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário

Continuando a usar, você concorda que stellacom.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.