Uma transformação organizacional requer um programa intenso e bem gerenciado em toda a companhia. E, por isso, geralmente é um grande desafio para as empresas. Na intenção de achar uma solução para esse desafio, a consultoria McKinsey analisou mais de 200 grandes transformações organizacionais durante um período de 18 meses e, com base nos resultados, destacou alguns indicadores que contribuem para o sucesso da transformação.
Um desses indicadores é realizar uma transformação completa em toda a empresa, em vez de restringir a unidades ou funções de negócios individuais. Um escopo mais abrangente aumenta as chances de criar sinergia entre todos dentro da organização. Além disso, é preciso realizar um plano rigoroso nos primeiros meses, pois é nesse período que há mais chances de se gerar valor a transformação.
A McKinsey também pontou que as aspirações, ou seja, as metas da transformação acabam sendo desenvolvidas durante o processo. É provável, inclusive, que supere as expectativas. Por isso, o ideal é, no fim do processo, reforçar essas aspirações, pois é importante esclarecer todos os aspectos positivos alcançados.
A comunicação deve levar em consideração esses indicadores ao planejar a campanha de transformação organizacional. Resumidamente, a comunicação precisa abranger todas as áreas e unidades de negócio simultaneamente, concentrar mais ações nos primeiros meses e divulgar resultados. São esses fatores que ajudarão a empresa a realizar uma transformação bem-sucedida.
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