Já é praticamente um mantra: o marketing de conteúdo (ou content marketing) é uma ferramenta necessária para atrair audiência e se relacionar melhor com o público-alvo. Porém, alguns erros corriqueiros na estratégia e na produção de conteúdo podem comprometer os resultados. Em artigo do Content Marketing Institute (CMI), especialistas apontam os equívocos mais corriqueiros.
Entre os problemas indicados, está a armadilha de buscar resultados imediatos. Segundo a CEO da Well Planned Web, Deana Goldasich, o ideal é apostar em conquistas no médio prazo. “Os resultados imediatos podem ser tentadores, mas o longo prazo traz a tendência de gerar um retorno maior, além de relacionamentos duradouros com o cliente.”
Outro erro bem comum é “publicar conteúdo por publicar”, sem seguir um planejamento. A especialista em estratégias de marketing, Zontee Hou, destaca a importância de possuir metas claras para o conteúdo que deseja produzir.
Um antídoto para isso vem em forma de mais uma dica: evitar produzir conteúdo apenas considerando pontos de vistas internos, sem se dedicar a conhecer o público-alvo e suas necessidades. “Pesquisas e coletas de insights são passos importantes no processo de planejamento. E isso muitas vezes isso é ignorado pelas marcas”, diz a vice-presidente de estratégias e análises, da Pace, Nicole Martin.
E o mercado não perdoa: quem se apoia no marketing de conteúdo, mas demora para pôr em prática a estratégia correta, reduz drasticamente as chances de sucesso. O artigo na íntegra (em inglês) pode ser lido aqui.
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