O propósito organizacional foi algo muito trabalhado pelas áreas de comunicação interna das empresas durante este ano e, ao que tudo indica, seguirá como uma das principais tendências para 2019.
Não é para menos. As organizações com propósito e cultura alinhados a seus colaboradores têm maior probabilidade de atrair e reter os melhores talentos. Não à toa, segundo a pesquisa “2018 Deloitte Millennial”, uma cultura positiva no ambiente de trabalho foi considerada o fator mais importante para a geração Z (57%) e o segundo mais importante para os Millennials (52%). Com base nesse estudo, foi possível concluir também que os jovens dão mais valor às organizações que têm como objetivo impactar a sociedade positivamente.
Edgar Schein, em seu livro “Cultural Organizacional”, afirmou que a comunicação interna possui três níveis: as ferramentas, as crenças organizacionais e os comportamentos já comuns na empresa. Para impulsionar os objetivos da organização e deixar sua cultura bem clara para seus colaboradores, é preciso unir esses três níveis e elaborar uma comunicação de valor, com peças que reflitam os propósitos da empresa.
Portanto, para os colaboradores se identificarem com a organização, a comunicação deve ser vista como um instrumento para fazer com que as práticas da empresa reflitam sua cultura. Quando existe essa identificação, a organização estimula o engajamento e a lealdade de seus colaboradores e, consequentemente, se torna mais bem-sucedida financeiramente.
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