Aqui na agência, todas as vezes que vamos iniciar um projeto, ouvimos as mesmas perguntas do cliente: “Será que possuímos tantas boas histórias para contar? Não corremos o risco de não termos o que falar depois de alguns meses?”. E a resposta é sempre a mesma: “Vocês têm mais histórias do que imaginam!”. Por que isso acontece? Geralmente, as empresas não acreditam que são detentoras de um estoque ilimitado de novidades para manter a comunicação interessante. Mas nós sabemos que não é bem assim. Há uma série de maneiras para descobrir onde estão os assuntos mais quentes da empresa.
Inicialmente, é essencial ter um planejamento estratégico integrado com todas as áreas da empresa. Dessa forma, é possível “casar” campanhas e assuntos de determinados setores com a comunicação e suas publicações (que vão desde um post no blog até o informativo para os colaboradores, passando por cartilhas, campanhas de endormarketing e afins) para gerar “leads”.
Ouvir os colaboradores para conhecer suas histórias e seu trabalho também é importante. Afinal de contas, se são as pessoas o “recurso” mais importante das empresas, é claro que suas histórias também serão, desde que usadas estrategicamente (ou seja, para ilustrar comportamentos positivos e motivar os demais a seguirem tal “exemplo”).
É importante, também, estar bastante antenado nas notícias do ramo de atuação da empresa. Saber o que está rolando no mercado sempre ajuda a ter boas ideias para a produção de conteúdo. É claro que você também não deve deixar de lado a sua própria empresa. Entender todos os processos da companhia é primordial, pois é uma forma de explicar detalhadamente um procedimento técnico inovador ou um serviço diferenciado que é oferecido. Além de serem temas que despertam a curiosidade de qualquer pessoa, esse tipo de abordagem pode gerar bons “leads” para a sua empresa.
Finalmente, é importante ter o apoio de um especialista que não faça parte da empresa. Por quê? Quem está dentro de uma companhia, enxerga o negócio sempre da mesma forma e, portanto, tem mais dificuldade para encontrar alguma novidade. Nesse quesito, pense em contar com o apoio de jornalistas: quem já trabalhou em empresas de comunicação tem a missão diária de encontrar boas e diferentes histórias para serem publicadas. Por isso, esse profissional possui um olhar bastante treinado para descobrir coisas interessantes onde ninguém imagina. Como dissemos no início, as histórias estão lá. É só saber como procurar.