Muitas empresas apostam no blog como ferramenta eficiente de comunicação interna e externa. Entre todos os benefícios já conhecidos e provados, estão a geração de “leads” para o negócio, com a possibilidade de melhora nos resultados da companhia, e o aumento do engajamento de colaboradores por meio da interatividade que essa ferramenta oferece.
Se na teoria é tudo simples, na prática não é bem assim. Afinal, como motivar os gestores e/ou líderes das mais variadas áreas da empresa (financeiro, recursos humanos, vendas…) a participarem ativamente do blog? Como auxiliar essas pessoas, que nem sempre têm familiaridade com a escrita, a produzir um conteúdo de qualidade, que ajude a transformar a companhia em referência no setor, estreitando o relacionamento com todos os stakeholders?
Além dessas dificuldades, a tentativa de agrupar os demais profissionais em torno do blog pode encontrar, também, respostas como “estou ocupado”, “não sei o que escrever” e “por que tenho de fazer isso?”. Para evitar esses obstáculos, é necessário ter planejamento, apoio e muita motivação.
Vamos começar pelo primeiro item. Como toda boa comunicação tem objetivo, é necessário criar um calendário com temas a serem abordados (assuntos de interesse da empresa, que busquem melhorar resultados) e datas previstas para as postagens. Com isso feito, já é possível saber quando cada líder vai abordar determinado tema, integrando ações com todos os departamentos envolvidos e reduzindo bastante a chance de receber o famoso “estou ocupado”.
Para facilitar ainda mais a vida dos líderes na tarefa de alimentar o blog, entramos na segunda etapa do processo: a do apoio. Como já mencionamos, nem todas as pessoas têm facilidade para escrever. Nesses casos, vale a pena investir em entrevistas para abordar assuntos de interesse e produzir os textos, deixando apenas as aprovações para eles.
Resolvido esse ponto, passamos para o problema da motivação. Para estimular a participação, é essencial contar com o apoio dos níveis mais altos da hierarquia na criação de conteúdo. Se o presidente e seus diretores contribuem, os demais colaboradores se sentirão motivados a participar. Outra ideia é oferecer incentivos, como prêmios pela melhor postagem do mês ou para aquela que trouxer melhores retornos para a empresa.
É um processo trabalhoso, mas extremamente gratificante. Com todas as engrenagens azeitadas, o blog consegue ter um papel importante na comunicação da empresa e no esforço de transformá-la em referência, melhorando resultados e engajando colaboradores.