Redes Sociais: lugar de conteúdo inteligente

Redes Sociais: lugar de conteúdo inteligente

Todo mundo quer estar presente nas redes sociais. Ter uma página no Facebook e uma conta no Twitter tornou-se essencial. Entrar é a parte mais fácil. E depois? O que postar lá? Qual a estratégia de marketing ideal para “falar” com seu público? É aí que muitos derrapam. Antes de chegarmos às respostas, vamos ao início: como funcionam as redes sociais?

Em poucas palavras, podemos comparar a uma conversa entre amigos: alguém lança um tema, os demais opinam, concordam, discordam, compartilham as impressões sobre o assunto com outros amigos. Todos que participam da conversa criam conteúdo a cada linha postada. Conteúdo, então, é o motor das redes sociais.

Com isso em mente, já temos uma pista do que postar nas redes sociais da empresa. Mas, cuidado: não invista somente naqueles intermináveis anúncios que contam todos os benefícios de seus produtos, dizendo que você é o melhor, mais bonito e imbatível entre os concorrentes. Isso pode prejudicar a sua marca, em vez de ajudar. Não transforme a sua empresa naquele amigo chato que você tem aí na sua timeline do Facebook, que adora falar o que está fazendo, comendo, bebendo…

Mas não estamos dizendo que é proibido falar da marca em sua página. Só devemos fazer isso com inteligência. O conteúdo tem de ser certeiro. Para entrar em uma conversa, você precisa ir de encontro aos interesses dos demais participantes. Temos de conhecer a nossa audiência, entender o que nossos “fãs” buscam saber e o motivo de irem até a nossa página em busca de mais informações. A partir disso, a meta é produzir conteúdo estratégico para atender a todos os desejos dessas pessoas.

Um bom exemplo disso é a Kraft Foods. Ela construiu parte de sua plataforma de marketing fundamentada na produção de conteúdo, mais precisamente em receitas (bastante propício para uma empresa do setor alimentício). A estratégia está dando resultados. Mais de 1 milhão de pessoas curtem a página da empresa no Facebook, com receitas que chegam a ser compartilhadas mais de mil vezes, sendo que seu site tem mais de 85 milhões de visitas por ano.

Qual o segredo? A Kraft Foods encontrou uma forma de conversar com seu público sem ficar falando exclusivamente das maravilhas de seus produtos (o chato do Facebook, lembra?). E quais são os benefícios dessa estratégia? A empresa está mais próxima de transformar membros de sua comunidade em clientes, aumentar a fidelidade de quem já é consumidor e, se o conteúdo for especialmente bem produzido, fazer com que esses dois grupos tragam mais clientes para a companhia.

Mas, mesmo assim, será que vale a pena trabalhar bom conteúdo antes de sair postando qualquer coisa nas redes sociais? Empresas como a Kraft Foods estão provando que sim.

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