Comunicação interna ajuda a combater o pessimismo para 2015

Comunicação interna ajuda a combater o pessimismo para 2015

As projeções econômicas para 2015 não são muito alentadoras: baixa produção industrial, inflação em alta, PIBinho e o possível aumento nas taxas de desemprego são alguns dos problemas. Mas, nem tudo está perdido. O primeiro Boletim Focus deste ano, elaborado pelo Banco Central com opinião de 100 analistas financeiros – divulgado no dia 5 de janeiro –, prevê crescimento fraco da economia nacional, porém, ainda levemente maior que 2014.

Apesar do pessimismo geral, quase metade dos brasileiros (49%) acredita que este ano será melhor do que 2014. É o que aponta o Barômetro Global de Otimismo, levantamento realizado pelo Ibope Inteligência e pelo Worldwide Independent Network of Market Research.

Por outro lado, o estudo revela também queda entre brasileiros otimistas: o porcentual daqueles que acreditam em prosperidade econômica em 2015 caiu de 49% para 35%. Segundo a pesquisa, para 38% dos entrevistados, este ano será de dificuldade econômica, enquanto 24% esperam o mesmo panorama de 2014.

Diante de tais perspectivas, o reforço em comunicação corporativa se torna essencial para apaziguar o clima pessimista entre funcionários, que prejudica a qualidade do trabalho e, consequentemente, os resultados da empresa.

Como já escrevemos no Stella Blog, pesquisa feita pela Accountemps com 300 gestores norte-americanos de RH (releia aqui). Entre eles, 38% enxergam a comunicação interna como o melhor remédio para elevar o moral dos colaboradores. Ao contrário, para 33% desses entrevistados, a falta de transparência na comunicação é apontada como grande desmotivador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *