Para entender as mudanças que vêm revolucionando a indústria da comunicação e seus reflexos entre aqueles que produzem informação, o grupo RBS, empresa do setor e afiliada da Rede Globo com atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, realizou um estudo singular e inspirador. Trata-se da plataforma The Communication (R)evolution, divulgada em dezembro de 2014.
Durante todo o ano de 2013, a cineasta Flavia Moraes, convidada pelo grupo RBS, investigou os novos rumos das transformações da comunicação, trazidas pela tecnologia. Nesse período, ela visitou empresas de tecnologias e de inovação, agências de publicidade e grandes veículos de comunicação. Reuniu 150 entrevistas com profissionais e pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos, entre os quais, James Canton, futurista e CEO do Institute of Global Futures que atua também como conselheiro da Casa Branca.
Curiosamente, o que se revelou nesse trabalho foi o resgate de valores sociais impulsionados pela evolução da tecnologia, quando se fala em produzir informação. Daí o estudo propõe 11 premissas que irão nortear, cada vez mais, a comunicação: Be True (Seja Verdadeiro), Be Trusted (Seja Confiável), Be Part (Seja Parte), Think Plural (Pense Plural), Think Mobile (Pense Mobile), Be Beta (Seja Beta), Think Ahead (Pense à Frente), Think Higher (Pense Mais Alto), Be Colaborative (Seja Colaborativo), Be Intuitive (Seja Intuitivo) e Be Useful (Seja Útil).
Entenda cada uma das premissas, com o belo vídeo e as entrevistas. A proposta do The Communication (R)evolution não é oferecer uma receita de bolo, mas, sim, servir para reflexão – e se inspirar.