Mapa mental facilita a elaboração do planejamento anual

Mapa mental facilita a elaboração do planejamento anual

Elaborar o planejamento do ano é condição sine qua non para organizar as ações de comunicação, incluindo ideias para novos projetos. Na tradicional correria de fim de ano, com fechamentos e relatórios para serem finalizados, é comum deixar para esta época a elaboração do planejamento. Para não tornar essa tarefa um tormento, a dica é apostar em um mapa mental.

A técnica, criada pelo pesquisador inglês Tony Buzan, já caiu nas graças de estudantes, pesquisadores e profissionais de várias áreas. Não é novidade, mas vale reforçar que esse método auxilia muito na hora de traçar o caminho anual da área de comunicação.

Em vez de fazer anotações lineares, em listas ou planilhas enfadonhas, vale começar a “desenhar” os primeiros passos utilizando a técnica do mapa mental – mesmo que depois o PowerPoint e o Excel sejam inevitáveis.

Esse método tem inúmeras vantagens, como agilidade para reunir informações e tarefas, poder para resumir as atividades tornando o planejamento mais objetivo, facilidade para mudar e adaptar as tarefas e projetos, rapidez na visualização e entendimento das propostas, entre outras.

Segundo Buzan, é possível estimular a interatividade e a criatividade armazenando informações da mesma forma que nosso cérebro funciona, no qual neurônios assimilam e transmitem dados por meio de conexões que lembram uma rede de pesca ou galhos de uma árvore frondosa.

Para se familiarizar com essa técnica, a dica é entrar no site do Instituto do Potencial Humano para visualizar vários modelos de mapas mentais, que vão de simples organizadores de culinária àqueles voltados aos negócios.

Existem dois programas bastante utilizados para tal. Um deles é o que leva assinatura do próprio Tony Buzan: iMindMap, que oferece versões gratuita e paga. O outro chama-se MindMeister, que dá três mapas gratuitos para quem se cadastrar. Essas ferramentas irão transformar o planejamento em uma tarefa mais prazerosa!

Deixe um comentário