Hoje, as empresas se deparam com um novo perfil de funcionário: a geração Z, formada por jovens de até 20 anos e que debutam no mercado de trabalho, com larga concentração no ramo de serviços.
A estratificação de gerações – como a Y (de 21 a 32 anos) e a X (nascidos entre 1960 e 1981) – pede estratégias diferenciadas para motivar e reter esses profissionais de perfis tão marcantes. E a comunicação corporativa tem papel fundamental nesse universo.
Cada vez mais, as tradicionais fórmulas de a empresa se comunicar com os funcionários devem ser customizadas, sempre considerando as particularidades de cada geração.
A pesquisa realizada neste ano em 10 países, incluindo o Brasil, entre 2 mil jovens das gerações Y e Z pela Millennial Branding, em conjunto com a multinacional de recursos humanos Randstad, revelou que apenas 27% dos entrevistados “Z” são motivados por mais dinheiro (entre os “Y”, esse número salta para 38%). Veja mais dados aqui.
Isso mostra o quanto a empresa precisa motivar mais os jovens para evitar o temido turnover. Chegou a hora de olhar com mais atenção para esse grupo de profissionais iniciantes, utilizando outras formas de engajamento e uma comunicação mais específica, para que a organização conquiste melhores resultados. Afinal, os jovens são o futuro!
Com este artigo, o blog da Stella Comunicação encerra os posts de 2014. Desejamos a vocês todos que nos acompanharam neste espaço de reflexão sobre comunicação corporativa um Feliz Natal e um 2015 repleto de realizações profissionais! Voltaremos em janeiro. Até lá!