Vender hoje está ainda mais difícil. Cenário econômico recessivo e clientes B2B e B2C mais exigentes, entre vários outros motivos, emperram negócios. Nesse momento, a comunicação deve agir – e rápido. É preciso dar apoio à área que tem sofrido muita pressão: a de vendas.
Está aí, aliás, uma grande oportunidade para a comunicação provar sua força e expandir sua atuação, deixando de olhar apenas para o mundo interno das corporações, mas sim, para as equipes externas de vendas.
Em vez do tradicional informativo comum a todos da empresa, vale investir em canais específicos para esse público que vive em trânsito, ou seja, atua externamente (tema já abordado aqui). Mensagens de incentivo, dicas práticas para o dia a dia e orientações para aprimorar a prospecção ajudam a manter a equipe engajada e focada nas metas.
“Motivar vendedores é essencial”, diz o especialista em vendas André Ortiz, palestrante, professor de MBA da FGV e autor de livros como “Sucesso em Vendas com Motivação” (Paco Editorial). “Em tempo de crise, eles precisam reforçar estratégias, como estudar bem concorrentes, o mercado-alvo e, mais do que nunca, focar no pós-venda eficiente para fidelizar o cliente.”
É a comunicação que tem aptidão para desenvolver canais, reunir conteúdo certeiro com entrevistas de especialistas da área e ajudar a empresa a vender mais!